O governo catarinense deve publicar na segunda-feira (7) no Diário Oficial a licitação para o último trecho das obras de acesso ao novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Os trabalhos no lote 2-A já terminaram e seguem no 1-A. A previsão do secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França, é de término de todos os trechos até julho de 2019.
A licitação será para pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e obras complementares no lote 1-B. As empresas terão até 7 de junho para apresentar propostas.
Esse lote tem 1,4 quilômetros e liga o viaduto do Carianos até o Rio Fazendinha. Segundo a secretaria, a obra recebeu licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Outros trechos
O lote que está concluído tem 3,78 quilômetros e vai do Rio Fazendinha até a entrada do novo terminal do aeroporto. O governo pretende liberar o trecho para facilitar o transporte de materiais para a construção do terminal.
No caso do lote 1-A, 90% da terraplanagem e 88% da pavimentação foram feitas. O trecho começa na interseção da SC-405, conhecida como Trevo da Seta, e vai até o acesso ao bairro Carianos, onde fica o estádio de futebol Aderbal Ramos da Silva.
De acordo com a secretaria, as obras complementares no trecho estão dentro do prazo previsto, com a restauração e prolongamento da ponte sobre o Rio Tavares. Nesse lote 1-A está sendo construído o Viaduto de Carianos, que está 67% pronto.
Obras
As obras começaram em 13 de agosto de 2015 e têm um investimento de cerca de R$ 229,1 milhões. A previsão do secretário de Infraestrutura é de que, quando os trabalhos ficarem prontos, 60% do tráfego do Sul da Ilha utilize o novo acesso.
Novo terminal
Segundo a concessionária que administra o Aeroporto Hercílio Luz, os trabalhos no novo terminal de passageiros estão na fase de colocação de estacas. O local deve começar a operar até outubro de 2019. O investimento é de mais de R$ 550 milhões. |