Com a quarta maior frota do País, Goiás também se tornou referência nacional na manutenção de aeronaves agrícolas, com várias oficinas especializadas. Goiânia é o segundo maior polo de manutenção de aeronaves do Brasil, atrás apenas de São Paulo. A empresária Marizete Divina da Silva, proprietária da Globo Master, conta que recebe entre 20 e 30 aviões por mês.
Além disso, a empresa também vai até os clientes quando é necessário. “Na época da safra, o movimento é grande e o avião não pode parar vir até Goiânia fazer a manutenção”, explica Marizete. Em alguns casos, o proprietário traz apenas o motor do avião até dentro do carro para a manutenção.
Segundo ela, há um grande número de oficinas concentradas em Goiás e no Mato Grosso e que atendem aeronaves de vários Estados. Atualmente, 80% dos atendimentos feitos pela Globo Master são para aeronaves de fora de Goiânia, sendo 30% de outros estados. “Goiânia tem empresas reconhecidas no País pela alta qualidade dos serviços prestados”, ressalta.
Marizete ressalta que os profissionais da capital passam por frequentes treinamentos junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) para atualização de seus serviços. “Por isso, o índice oficial de acidentes no Estado é muito baixo. Menor até que nos Estados Unidos”, garante. O problema, segundo ela, são os pequenos acidentes que não são comunicados, principalmente no caso de aeronaves irregulares, ou seja, que estão com registro suspenso pela Anac.
Nesse caso, a empresa não faz a manutenção periódica que é exigida pela agência, atendendo apenas em caso de pane, ou seja, uma urgência. Por isso, Marizete lembra que também existem muitos mecânicos clandestinos atuando neste mercado. |