Embraer amplia atividade em BH

Fonte CONUT - 10/05/2018 - 13h35min
Embraer amplia atividade em BH
A Embraer deu mais um passo para ampliar sua atuação em Minas Gerais. A empresa, através da Embraer Serviços & Suportes, homologou a OPD Aviation como seu Centro de Serviços Autorizados (Easc, na sigla em inglês) para manutenção de seus jatos executivos no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
 
A Embraer não comentou o assunto, mas, em documento enviado à reportagem, a empresa afirmou que a OPD Aviation está homologada para manutenção de linha e base para as aeronaves Phenom 100 e Phenom 300. Além da OPD, a rede de serviços da Embraer no Brasil conta com a Voar Aviação, em Goiânia (GO); a Aeromecânica, no Recife (PE); e também em Curitiba (PR), além do centro de serviços próprio em Sorocaba (SP).
 
A Embraer vem ampliando sua atuação de diferentes formas no Estado já há alguns anos. Em novembro de 2014, a empresa e o governo de Minas confirmaram que o Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer em Minas Gerais (Cete-MG), que atua em atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos, produtos e serviços para o setor aeronáutico e de defesa e segurança desde o fim de 2011, seria ampliado.
 
Empregos - O Cete-MG da Embraer fica nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia (Cetec) do Serviço Nacional da Indústria (Senai), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na região Nordeste da Capital. Na época, a ampliação permitiu ao empreendimento dobrar sua capacidade de empregos diretos de 100 para 200, entre engenheiros, técnicos e pessoal administrativo.
 
Além disso, a Embraer era âncora para o desenvolvimento de um projeto maior do governo do Estado, que era a implantação de uma Aerotrópole, com toda a mobilidade urbana e conectividade entre modais construída em torno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O plano da Aerotrópole incluía a construção do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA), em Lagoa Santa, no Vetor Norte da Capital, e a ideia era que a Embraer transferisse suas atividades para o empreendimento quando ele ficasse pronto, o que não aconteceu até hoje.
 
O governo de Minas chegou a oficializar o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para construção e gestão do CTCA em outubro de 2014, mas a construção do empreendimento não foi para a frente. O CTCA funcionaria como uma zona de desenvolvimento especial, focada na inserção de Minas Gerais na Nova Economia, visando atração de indústrias, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial e defesa.
 

Além dos centros de manutenção da Embraer em Minas e no Brasil, na América do Sul, a empresa tem estruturas semelhantes de suporte em Buenos Aires, na Argentina, em Santiago, no Chile, e em Caracas, na Venezuela. No mundo, são 75 centros de serviços, sendo 70 da rede autorizada e cinco próprios. 

COMPARTILHAR
Campinas inovando no serviço de entregas
10/05/2018
Campinas inovando no serviço de entregas
Testes de entregas por drones começa em Campinas. Rotas e aeronaves são avaliadas pela Ana.

A Anac revogou a suspensão cautelar. Das atividades do aero clube de Alagoas
10/05/2018
A Anac revogou a suspensão cautelar. Das atividades do aero clube de Alagoas
As operações estavam paralisadas desde o acidente aéreo que vitimou o cantor Gabriel Diniz.

Azul terá 14 voos diários na ponte aérea Rio/São Paulo a partir de outubro
10/05/2018
Azul terá 14 voos diários na ponte aérea Rio/São Paulo a partir de outubro
A companhia Azul Linhas Aéreas pretende iniciar nesta semana a venda das passagens dos voo.

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org