O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, será um dos sete terminais administrados pela Infraero a adotar um sistema em que o próprio passageiro fará o despacho de suas bagagens. O serviço estará disponível até o primeiro trimestre de 2019, segundo a estatal.
Além do autodespacho, será adotado o check-in compartilhado. Um mesmo terminal de atendimento servirá para passageiros de diversas companhias aéreas confirmarem o embarque. No procedimento, o cliente receberá a etiqueta para colar na bagagem a ser despachada. Depois, no local indicado, o próprio passageiro deverá escanear o código que consta na etiqueta e colocar a mala na esteira, guardando o comprovante.
O primeiro aeroporto a receber o novo sistema será o de Recife, no começo do segundo semestre. Até março de 2019 será a vez de Congonhas (SP), Santos Dumont, Curitiba, Belém, Goiânia e Maceió.
A Infraero informou que as condições de despacho respeitarão as políticas de cada companhia aérea, mas não esclareceu como serão resolvidos casos de excesso de peso. Para a estatal, os novos procedimentos ajudarão a melhorar o fluxo nos terminais: “O passageiro terá a opção de ser atendido rápida e facilmente numa estrutura intuitiva e de fácil uso, permitindo o check-in e despacho da bagagem pelo próprio usuário, que poderá ser auxiliado por empregados das companhias aéreas em caso de dúvidas”, diz nota assinada pelo presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira. |