Nos aeroportos o ponto de referência para entrega ou procura de objetos perdidos é o Balcão de Informações da Infraero. Em Londrina ele fica localizado no saguão, próximo ao desembarque. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, se a pessoa se der conta da perda depois de ter saído do aeroporto, pode entrar em contato com o terminal através dos telefones (43) 3027-9000 e (43) 3027-9192; ou ainda enviar um e-mail para o endereço perdidoseachados_sblo @ infraero.gov.br.
Se o objeto tiver sido perdido no interior da aeronave, a orientação é procurar diretamente a empresa aérea para a verificar se o item foi encontrado. Cada empresa aérea possui procedimento próprio quanto aos achados e perdidos.
Caso o objeto tenha sido encontrado e entregue no balcão da Infraero, o proprietário deverá comparecer ao aeroporto com documento com foto, repassar as características do objeto e fazer o reconhecimento do mesmo.
O objeto somente será entregue após verificadas as suas características e em caso de celulares e outros eletrônicos que possuam senha, é necessário o desbloqueio. Após o reconhecimento, é preenchido no sistema os dados da pessoa (nome, RG, endereço, telefone, etc.) e expedido um recibo de devolução.
Segundo a Infraero, são encontrados documentos em geral, celulares, carregadores de celulares, roupas, cartões bancários, guarda-chuvas, almofadas para pescoço, etc. Também há registros de objetos curiosos, como muletas, andadores e até pneu de carro.
Os objetos ficam disponíveis por 90 dias e depois são encaminhados para a Justiça Federal, mediante formalização. Itens perecíveis são descartados após serem encontrados. (E.G) |