A Air France-KLM vai começar a operar o stopover em Fortaleza para viagens iniciadas no Brasil. Passageiros que viagem no País com destino final em Paris (França) e Amsterdã (Holanda) podem ficar em Fortaleza alguns dias sem alterar o preço final da passagem. Valerá tanto na ida quanto na volta à Europa. A parada grátis (stopover) é permitida para viagens iniciadas em Belém, Manaus, Natal, Recife e Salvador.
Também fica mantida a mesma franquia de bagagem durante toda a viagem. O cliente deve selecionar a opção “Múltiplos destinos” no site da KLM ou consultar o seu agente de viagens.
Conforme a companhia, que começou a operar um hub em Fortaleza no dia 3 de maio deste ano, para cada trecho, ida ou volta, é possível selecionar gratuitamente qualquer uma dessas três opções de cidade.
Não há limite de dias no destino de parada, independentemente de qual seja. É preciso apenas respeitar a estada máxima permitida no tempo total da viagem, com base nas condições tarifárias. Ainda é possível fazer mais de uma parada em um mesmo trecho da viagem por uma taxa de US$ 75 por adicional. O site da KLM conta com tutorial de como fazer uma reserva com stopover.
Adalberto Febeliano, professor de Economia do Transporte Aéreo, avalia que a implantação das paradas é benéfica apenas para o turista que viaja a lazer. “O turista de negócios não vai ser beneficiado. A TAP fez isso (stopover) em Lisboa e mostra bons resultados”, destaca.
No entanto, para maturar, é necessário união da cadeia do turismo. “Não depende de Estado ou Prefeitura, mas sim dos empresários do segmento turístico. Ofertar pacotes diferenciados, hotéis de qualidade, colocando produtos na prateleira para que o stopover realmente funcione. Entram também os restaurantes e um grande equipamento de lazer que o Ceará possui, que é o Beach Park”, diz.
Para Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), o início da medida movimentará não somente na alta estação nos shoppings e no Centro de Fortaleza. “Movimenta o comércio varejista da Cidade e também aquece o mercado imobiliário”, avalia. Moraes Neto, presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest-CE), acrescenta que o stopover possibilitará um incremento no faturamento do segmento.
E como o primeiro mês do hub de Fortaleza tem agradado as aéreas Air France-KLM e a brasileira Gol, a holandesa KLM estuda seguir o movimento iniciado por sua sócia francesa e aumentar, “em breve”, o número de voos entre Fortaleza e Europa. “Se continuar como vemos hoje, poderemos ter voos diários em breve”, afirma o CEO da companhia Pieter Elbers, durante a 74ª reunião da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Sobre as relações com a Gol, o presidente da KLM destaca que a brasileira tem sido fundamental para os planos de crescimento da companhia no País. |